0

Onde você vai? Aonde você está? Donde você vem? Da onde você é? De onde você tirou isso?

Cinco redações básicas para explanar sobre o uso do advérbio onde, do Latim unde – em que lugar, no lugar em que – , e seus respectivos derivados – aonde (combinação da preposição a e onde), donde (contração da preposição de e onde). Onde pode ser pronome relativo.

No contato com pessoas e na audição de anúncios, percebe-se claramente que ‘onde’ ocupa o lugar de ‘aonde’ e vice-versa.

‘Onde’ indica lugar fixo, aquele em que alguém está ou algum objeto é colocado: Onde você mora? Nem todos sabem onde está guardada a carta do escrivão Pero Vaz de Caminha, dando conta da ‘descoberta’ do Brasil.

A Gramática diz que onde deve ser usado com verbo que não seja de ação. O lugar onde ele mora é calmo. Aonde, mais popular, é usado com verbo que indica movimento ou direção. Aonde você vai agora? Você quer chegar aonde? Aonde você quer me levar? 

Essas posições gramaticais norteariam o domínio popular e culto de onde e aonde, mas há quem os confunda. Este comentário lembra ‘a defesa’ de alguns quando orientados: Eu sempre falei assim e ninguém nunca me disse que eu estaria errado!

‘Onde você vai?’, frase primeira introdutória, está errada, portanto. O verbo ‘ir’ indica movimento. Se assim é, por que quem vai, vai ‘a um lugar’, deve-se juntar ‘a’, preposição, formando ‘aonde’: Aonde você vai? A não ser que o cidadão substitua ‘a’ por ‘para’ (também preposição) e tasque lá, se achar mais bonito – Para onde você vai?

Para onde você quer me levar? vem a ser ótima variante. Não dá, é claro, para se dizer – Você quer chegar para onde? Nem ‘Para onde você quer chegar?’

A redação ‘Quero chegar aonde você está‘ é curiosa. ‘Aonde’ está correto por exigência de ‘chegar’. Falta ‘onde’, exigência de ‘estar’. Não cabem ambos. E agora? Optemos pelo segundo, a redação mais comum: Quero chegar onde você está. Satisfez-se o verbo ‘estar’, mas ‘chegar’ ficou carente. A frase, num uso ou em outro, fica incompleta. Cabe a resposta de um grande filólogo.

A segunda redação também troca onde por aonde, por issoincorreta. Onde você está? O motivo é que ‘estar’ não indica movimento. Mas é usada, como se usa muito: Aonde você mora? Aonde você trabalha?

A terceira é corretíssima, mas insinua frase de caipira, que pode ter traquejo ético, social, mas pouco tem na área linguística – ele não distingue a diferença de um uso para o outro, e devemos perdoá-lo. Mas notamos pessoas com bom nível educacional que cometem esse engano, como já vi em aulas com turmas de segundo grau, e usava um momento paradidático para dissipar a dúvida. Um item é: se está no segundo grau e comete esse engano, houve isto: nunca teve uma aula sobre o tema; se a teve, não a levou a sério, ou o professor percebeu o engano do aluno, mas não quis interferir. Se o professor está em aula, mesmo que não seja de LP, e o pimpolho usa “Se você querer ir onde ele está”, não há dúvida: a ‘nota’ deve ser dada, mesmo com o risco de pouca empatia.

Donde é correto. Se o usuário quiser, não fica obrigado a fazer a contração. Usa-os separados – De onde você vem? Feio seria uma apresentadora perguntar ao participante do programa – Da onde você é?

Expliquemos: da é contração da preposição de com o artigo ou pronome a. Se não existe um substantivo na pergunta, não se pode usar da, mas apenas a preposição de: De onde você é? De onde você vem?

A última está correta, como se diz: De onde você tira isso?

De forma excepcional, ‘onde’ pode ser pronome relativo: Morei numa casa onde não havia banheiro.

O aspecto hilariante: “Dadonde tu é, bichinho?” Se a frase é de um apedeuta (pessoa sem instrução formal), não temos que rir.

Um meme da mídia mostra a imagem de Rubens Barrichello e escreve “Eai, vai passar a virada aonde?” (sic). Certamente, a intenção seria dizer: “E aí, vai passar a virada onde?” (Onde vai passar a virada? Vai passar a virada em que lugar?)

Fixe um macete, a chamada ‘ponte-de-burro’: com o verbo ir e ‘sinônimos’ use AONDE – Aonde vai? Aonde quer chegar? Aonde quer levar isso? Com verbo que não indica movimento use ONDE – Onde mora? Onde trabalha? Dormiu onde essa noite, meu amor?

Teixeira de Freitas, Bahia.

 

 

João Carlos de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *