1

‘Ar’, sufixo nominal formador de adjetivos a partir de substantivos

Esse sufixo não pode ser confundido com a terminação do infinitivo ‘ar’, característica dos verbos da primeira conjugação. Normalmente, verbos dessa classificação é que formam substantivos: comunicar, comunicação; cantar, canto, cantoria;  falar, falação. Num momento, dá-se o contrário: o conjunto bússola+ar forma bussolar, verbo (guiar, nortear). E quanto ao sufixo ‘ar’ formador de adjetivos, une-se ele a uma base substantiva para formar o adjetivo, salvo exceção: molecular vem de molécula; lapidar, de lápide; apostolar, de apóstolo; foliar, de folha; salutar tem relação com saúde, cujo sinônimo mais usual seria saudável. De escola, temos escolar; de alimento, alimentar.

Entretanto, a diferenciação entre uma classe gramatical e outra requer cuidados: adubo foliar (adjetivo); ele gosta de foliar (verbo; andar em folias). A atividade auxiliar é de bom proveito (adjetivo); a direção costuma auxiliar todos que procuram a entidade.

Há uma boa lista a ser explorada, e vale a pena a citação de uma relação a mais extensa possível, que iria auxiliar quanto ao domínio do vocabulário culto. Alguns, talvez, tenham dificuldade em usá-los com segurança; possa haver dúvida quanto ao domínio, por exemplo, de ‘solar’, que tem semântica variada. Solar, morada de nobres; solar, pôr sola em (calçado); solar, relativo ao Sol; solar (o bolo), tornar-se endurecido; entre outros significados. ‘Solado’ (do sapato), o que é feito de sola (hoje, pode ser borracha sintética); terreno solado (relativo a solo; ‘solidificado, duro’). Etc.

Tumular, relativo a túmulo; basilar, que tem uma base; na linguagem culta, é básico, fundamental. O radical ‘bas’ e o sufixo ‘ar’ formam basilar, com o apoio da consoante de ligação ‘l’.

Esse processo deve ser revisto e comparado, formador que é de derivados sufixais diversos.

Se algo suscita sensação, denomina-se ‘espetacular’, cuja eficácia seria o espetáculo; expressão ‘vocabular’ tem fundamento em vocábulo(s). Um astro ‘luminar’, o que apresenta foco de luz surpreendente. A imagem da Lua, então, lunar.

Vê-se até aqui que uma locução adjetiva é riquíssima para a criação do adjetivo desse tipo: indivíduo com tendências à dupla personalidade é ‘bipolar’.

Na morfologia, ‘ar’ tem valor semelhante ao do sufixo ‘al’, ambos denotando referência, relação. Se de ‘mês’, formamos mensal, e de semana, semanal; de cônjuge, conjugal, de anelo, anelar, de tutela, tutelar; de cabelo, capilar. A lita cresce.

É adjetivo uniforme, isto é, tem a mesma forma para o masculino e o feminino: um astro secular; uma árvore secular. No plural, flexiona-se com o acréscimo da terminação ‘es’, por ser vocábulo terminado em R. Salutar, salutares; similar, similares; solar, solares.

‘Ar’ que deriva verbos a partir de substantivos e adjetivos, muitas vezes, recebe a colaboração de mais um fonema: claro, clarear; mapa, mapear; roda, rodear; vela, velejar, verde, verdejar; suave, suavizar, concreto, concretizar; passo, passear, coxa, coxear; emoção, emocionar. Outros verbos se formam apenas com ‘ar’: data, datar; peito, peitar; azeite, azeitar.

‘Popular’, o que é do povo; capitular, de capítulo; parlamentar, relativo a parlamento. Particular, do Latim ‘particulare’, indica o que é próprio de uma pessoa, ou que é confidencial; que não é público etc.; preliminar vem de ‘pré-liminaire’, do Francês, sugerindo tudo aquilo que se refere a ‘início’ (introdutório); regular, que tem relação com as regras e a lei, que determina um critério; peculiar vem de pecúlio, mas sua semântica se expande e indica o que é característico de um ser, de um indivíduo. É peculiar que o avestruz, temendo infortúnio ou ataque de um predador, ponha a cabeça entre as pernas (para se proteger).

Outros: de grão, granular; de raiz, radicular; de pedúnculo, peduncular.

Agora, a tentativa de uma relação, quem sabe, proveitosa, de adjetivos terminados em ‘ar’ de A a Z (exceto K, W, Y): auxiliar, de auxílio; bacilar, de bacilo; cautelar, de cautela; consular, de cônsul; domiciliar, de domicílio; elementar (básico), de elemento; fabular (fabuloso), de fábula; glandular, de glândula; hospitalar, de hospital; insular, de ínsula (ilha); jugular, relativo a garganta; liminar, do Latim ‘liminare’, relativo ao limiar, o mesmo que preliminar; lombar, de lombo (as costas); milenar, de milênio; navicular, de navio; octangular, que tem oito ângulos; perpendicular, referente ao ‘fio’ do prumo; pigmentar, de pigmento; quadrangular, referente a quatro; rudimentar, de rudimento; sedimentar, de sedimento, sonar, de som; tabular, referente a tábuas; ungular, referente a unha; ultrassonar, referente a ultrassom; vascular, referente a vasos (sanguíneos); xilenar (‘neologismo’), relativo a xileno (hidrocarboneto); zoofilar, relativo a zoófilo (que é amigo de animais; não seria relativo a zoofilia, o ato de fazer sexo com animais).

Com as letras faltosas, não são conhecidos adjetivos terminados em ‘ar’; sabe-se de ‘kantiano’, relativo ao filósofo alemão Immanuel Kant; de ‘wagneriano’, relativo a Richard Wagner (músico alemão). Com ‘y’, a Literatura não ousou criar exemplos.

Trata-se de uma lista exigente. Exceto a citação de exemplos tradicionais (escolar, molecular, peculiar), a relação é bastante dificultosa, mas fica a esperança de ter havido uma boa colaboração.

Abraços de João Carlos de Oliveira.

João Carlos de Oliveira

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *