Endo é prefixo versátil, muito usado na taxonomia da Medicina, embora não seja popular como ‘inter, entre’, seus parceiros sinonímicos.
O léxico e a gramática preceituam que esse elemento mórfico exprime ideia de interior, do que é interno, por isso, o conceito de que, na linguagem popular, equivalha a ‘dentro de, entre, inter, intra’.
Por aí, e mais.
Endovenoso, o mesmo que endovascular, intravascular, intravenoso.
Se ‘endo’ equivale a entre, dentro de, intra, fazem parte dessa semântica todos os vocábulos paralelos que contêm os prefixos inter, intra: intermunicipal, intervalo, entrementes, mesmo que pouco usados ‘intramunicipal, intermuscular, intramuscular’, e outros.
São corretos, cujo uso fica a depender da ousadia do escriba, do poeta, do cronista, do radialista, do escritor, pessoas que podem criar neologismos, alguns que vêm surgindo no dia a dia.
Que tal endovitamínico?
Se temos endotóxico, poderíamos usar endobotulismo, endocrepusuclar, endomórfico. Por que não?
Endógamo, aquele que pratica a endogamia, tipo de relacionamento conjugal entre os próprios membros de uma mesma família. Esse fato não é chamado de incesto, o que não discutimos, por ser um campo específico da Lei. Esse relacionamento ‘conjugal’ existe e vem desde a Antiguidade.
Alguns diziam, e ainda dizem, que se trata de uma forma de manter o patrimônio entre os membros de uma família, e se casariam primos com primos, irmãos com irmãos, sobrinhos com tias, sobrinhas com tios.
Conhece algum caso similar?
Até as plantas praticam a endogamia, a conhecida ‘polinização de uma flor pelo pólen de outra da mesma planta’.
Poderia nascer uma goiaba atrofiada? Uma melancia torta? Uma abóbora comprida no lugar de ser arredondada?
A endogamia é crime?
O normal é que haja a exogamia, casamento de pessoas com outras de DNA diferente, isto é, tribo, sociedade ou clã que não sejam consanguíneas.
Termos técnicos com o prefixo endo são bastante conhecidos dos médicos, farmacêuticos e profissionais paramédicos, como endocárdio, endocrânio; estes dois, em tradução livre, seriam, respectivamente, dentro do coração, dentro do crânio.
A relação de nomes, adjetivos e substantivos, com esse prefixo é vasta.
Podemos citar endobiose, endoblasto, endocárdico, endocéfalo, endocelular, endovascular, endocisto, endocolite, endocondral.
Profissionais da Ciência Moderna, hoje, são conhecidos do povo, nomes que antes teriam uso restrito da área: Endocrinologista, Endodontista.
Nos dias atuais, o povo usa com bastante saber o termo endoscopia, endoscópico.
Numa relação do dicionário, podemos encontrar cerca de 150 vocábulos com o prefixo endo, e existem, certamente, muitos outros.
Na visão sinonímica, podemos dizer que endovenoso, muito usado, tem o mesmo significado de intravenoso.
Embora não seja o tema específico de agora, não muito agradável seria a grafia de palavra com esse prefixo usando hífen, como pode acontecer.
Em não se tratando de vocábulo que comece por vogal, H, R ou S, não se justifica o hífen em endo-venoso, endo-vascular etc., a não ser que surja um vocábulo do tipo: endo-humano, endo-osmose; para o último, preferem endosmose.
Se houver R, dobra-se esse fonema antes de receber endo: endorradioterapia.
Mesmo caso se houver S: endossepsia, endossomo.
Para grafias assim, que oferecem dificuldade, o melhor caminho é a consulta a um bom dicionário, para evitar gafe, antes de usar o termo em texto.
A precaução é necessária.
Faça sua consulta e veja os vocábulos que conhece com esse prefixo.
As bulas são cuidadosas em usar palavras novas, ou ainda aquelas que são do domínio exclusivo da Medicina Moderna.
Bom uso, boa sorte.
Obrigado por ter estado aqui.