0

Beneficente ou beneficiente? A Gramática Normativa recomenda a primeira grafia, mas a segunda ainda é usada

Beneficente é o adjetivo ligado ao grupo de derivados do verbo beneficiar, cujo substantivo, com amplo e variado aspecto semântico, é benefício.

O estudioso pode fazer a relação: benefício, beneficiar, beneficente, momento em que se pode afirmar que cada palavra costuma ter três cognatos básicos.

Um verbo, como amar; um substantivo, como amor, e um adjetivo, como amado (ou amável).

Então, para esse grupo, podem-se apresentar: o verbo (beneficiar), o substantivo (benefício) e o adjetivo (beneficente).

Notamos que o verbo e o substantivo têm os fonemas ci, mas o adjetivo suprime o i, ficando somente c. Reveja: beneficiar, benefício, beneficente. O fato de haver esse -ci faria com que a linguagem popular o mantenha no adjetivo? Por isso, alguns grafam ‘beneficiente’, uma grafia não-autorizada ou autenticada pela Gramática Normativa.

Entre nós, o substantivo benefício vem do vocábulo latino beneficium, com os seguintes significados: serviço gratuito, favor, mercê. Os benefícios do Governo são vários.

Ganho, proveito, melhoria, aperfeiçoamento, benfeitoria. Que benefício você tem em comprar um carro usado?

Vantagem concedida por lei. Passagem gratuita nos coletivos é um benefício (para idosos).

Lucro obtido em um negócio. A venda do terreno deu um bom benefício.

Esses alguns dos significados do substantivo benefício, entre outros. Na linguagem popular, benefício é o resultado de um ato, desde que não seja danoso, mas com aspecto de algum lucro, ainda que não seja definido. Que benefício se tem em ser grosso com alguém, sem motivo lógico, ou cortar fila até em casas lotéricas?

Relembrando os cognatos (termos com o mesmo radical) de benefício, a palavra-base, citamos em ordem alfabética: beneficência, beneficente, beneficiado, beneficiamento, beneficiar, beneficiário, benéfico etc. Ainda podem fazer parte: benevolente, benevolência.

São termos conhecidos, tanto da linguagem culta como na popular, no dia a dia de todos nós.

A beneficência é tudo aquilo voltado à prática do bem, por isso, temos os chamados hospitais da Beneficência Portuguesa, e daí a grafia beneficente, que traz algum benefício.

Foi feita uma rifa beneficente em prol de um jovem com doença rara, e foram arrecadados fundos suficientes para o seu tratamento.

Se quisermos, podemos flexionar o verbo beneficiar em alguns tempos e compararmos tanto sua grafia quanto pronúncia, bem definida e charmosa.

Eu beneficio, tu beneficias, ele beneficia, nós beneficiamos, vós beneficiais, eles beneficiam.

Note que nesse tempo, o presente do indicativo, não foi usado acento gráfico. O acento agudo em benefício tem um motivo: palavra paroxítona terminada em ditongo crescente, o mesmo caso para o uso de acento em sério, vício, início etc.

Compare: eu be-ne-fi-ci-o (existe hiato em ci-o; mas temos um ditongo crescente em fí-cio).

Pronuncie: o início (com acento agudo); eu i-ni-ci-o (a forma verbal, sem acento agudo).

Eu beneficiei, tu beneficiaste, ele beneficiou, nós beneficiamos, vós beneficiastes, eles beneficiaram. Pretérito perfeito do indicativo.

Beneficiar é um verbo regular, que não altera o radical, portanto, fácil de ser conjugado em todos os tempos.

Talvez, o cuidado com a grafia no pretérito imperfeito do subjuntivo seja algo mais difícil (por terminar em SSE): se eu beneficiasse, se tu beneficiasses, se ele beneficiasse, se nós beneficiássemos, se vós beneficiásseis, se eles beneficiassem.

SSE é usado nesse tempo para outros verbos: viesse, fizesse, saísse, dissesse, fosse, chegasse, começasse, pusesse etc.

Não temos outras grafias complicadas em todas as flexões do verbo beneficiar, o que fica claro. O cuidado em comparar eu beneficio com o benefício, com atenção para o acento agudo e a pronúncia de um e de outro, apenas; o restante é normal.

No presente do subjuntivo, um pouco de atenção: que eu beneficie, que tu beneficies, que ele beneficie, que nós beneficiemos, que vós beneficieis, que eles beneficiem.

Pronuncie com segurança, que você se sairá bem, e não erraria.

Beneficie seus familiares com visitas, com presentes merecidos, com um bom bate-papo, e as relações humanas floram, crescem a cada dia.

Beneficie o povo, como o Governo Municipal, não jogando lixo na rua, varrendo a porta de sua casa.

Aliás, um princípio básico nesse sentido: todo mundo tem o dever de limpar a porta de sua casa. Quem não gosta, não tem tempo, não quer fazer isso, ou tem vergonha de fazê-lo, contrata o alguém que possa executar essa tarefa. Nada mais.

Assim, não teríamos tantos alagamentos, e não vale a desculpa de que a culpa é do Poder Municipal. Por que alguém, ou o funcionário, varre o lixo da loja, com plástico e outros detritos, para jogá-lo na boca de lobo?

Não somos perfeitos, não vamos consertar o Mundo, mas fazer isso é algo insensato, e se somos modernos, se temos bom-senso, devemos ter o cuidado, a precaução de não praticarmos atos desse naipe.

Curioso seria mostrar a escrita de benefício em alguns idiomas.

No Espanhol. Beneficio (sem sinal gráfico).

No Italiano. Beneficio (também sem acento gráfico).

No Francês. Avantage, bienfait. (A primeira teria a tradução de ‘vantagem’, e a segunda, de ‘bem-feito’, ambos os termos bons sinônimos para benefício). Notamos, então, que embora divirja a grafia, o aspecto semântico é o mesmo.

No Inglês. Benefit. (Certamente, a grafia próxima da forma latina beneficium, pela sua correlação de significantes entre um idioma e outro, e o Inglês, apesar de anglo-saxônico, herdou muitos termos latinos, com ligeiras alterações gráficas.

A palavra versão, muito usada no mundo moderno, é um exemplo dessa proximidade: Em Inglês e Francês, a grafia version; em Italiano, versione, e em Espanhol, versión, neste idioma do jeito que eles gostam de acentuar vocábulos terminados em ion: canción, emoción, seducción, sensación.

Justo que cada língua tem sua forma de pronúncia, mesmo que se pareça.

Para fechar hoje, sinônimos do verbo beneficiar: ajudar, favorecer, ser positivo, proteger, amparar, prover, subvencionar etc. Os investimentos em saneamento básico beneficiam milhares de pessoas.

De uma forma especial, beneficiar na indústria pode ser enxergado como processar, tratar, refinar. As máquinas modernas beneficiam o arroz em pouco tempo, deixando-o pronto para o consumo.

Atitude de um profissional com visão filantrópica: Um grande cantor quis que seu cachê revertesse em benefício de uma creche.

Bom comportamento no trabalho: Os empregados negociam seus benefícios com os patrões.

Dito filosófico: “Quem não faz sacrifícios não alcança benefícios”. Marquês de Maricá.

Agora, faça suas frases, recorde os termos benefício, beneficiar e beneficente, e tenha cuidado com a grafia.

Boa sorte.

Obrigado pela leitura.

 

 

João Carlos de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *