2

Esse ano, vou viajar para a Europa. Este ano, vou viajar para a Europa. – Qual a forma correta?

Esse e este são pronomes muito usados no cotidiano, e são danadinhos para deixar dúvidas. Usuários há – os enunciados prenunciam isso – que nem sempre são cuidadosos com o uso correto deles, que são pronomes demonstrativos, e acabam cometendo o lapso de usar o primeiro no lugar do segundo. O pronome demonstrativo, como nos ensina a Gramática Normativa, ‘indica posição espacial de um objeto ou pessoa em relação ao falante e ao ouvinte’. Por isso, você diz: “O que é isso na sua mão?” – para indicar um objeto que está perto do ouvinte e longe do falante. O falante, por sua vez, ao responder, deverá dizer: “Isto é um amuleto de São Jorge”, por que, agora, o objeto está perto do falante (até na mão) e longe do ouvinte.

Nesse aspecto, veja este enunciado correto – Esta xícara é de porcelana chinesa (por que está na mão ou muito perto do falante (primeira pessoa). Mude para Essa xícara… por que está perto do ouvinte (segunda pessoa), e para Aquela xícara é de porcelana chinesa – por que está distante do falante e do ouvinte.

Se você vai dizer uma coisa, mostrando-a, use este, esta, isto, conforme o caso, e faça as devidas flexões. Analise este verso: “A vida vai depressa e devagar”. Se você já o analisou, diga “Esse verso é de Cecília Meireles, do poema Desapego”. Se você cita outro verso que não está no contexto referente ao falante nem ao ouvinte, alguém deve dizer “Aquele verso que analisamos ontem é de Carlos Drummond de Andrade”. Lembra-se dele? É assim: “Eta vida besta, meu Deus!”

Parece que agora você já se recorda da forma como seu professor lhe ensinou – o ano em que você está, Este ano. A loja em que está no momento, Esta loja está linda. A semana que está ocorrendo – Esta semana está muito fria.

Em certo momento, você pode fazer a contração da preposição ‘em’ com esses pronomes e usar ‘Neste dia, nesta semana, neste ano, neste lugar’. Se você se referir a um período anterior, você dirá “Nesse dia, eu fui almoçar no restaurante do Capixaba”. Se o ano está longínquo, comentando um fato ocorrido há muito tempo, use “Naquele ano, eu estive na Holanda e conheci essa moça”, à qual se refere.

Vamos repetir – esta semana (a semana em que você está). Essa semana (a que passou). Aquela semana foi trágica (uma semana ‘com passagem há mais tempo’).

Este é o mês do Festival do Inverno em Vitória da Conquista. (agora, em agosto). Neste mês, vou-me casar com Malala (a paquistanesa; a frase é sua…). ‘Este‘ indica o mês em que você está.

Nesse caso, se o falante ainda vai viajar, como ele pode usar ‘esse’, que se refere a um ano que passou? Logo, a forma correta é “Este ano, vou viajar para a Europa“. Referindo-se a certo ano, que já passou, embora não esteja tão longínquo, o falante deveria ter dito “Esse ano, eu viajei para a Europa“.  Se o fato aconteceu há muito tempo, digamos, em 1970, poderá ser dito “Naquele ano, o Brasil se tornou tricampeão mundial de futebol na Copa do Mundo do México“.

Você produz um texto e nele se refere a duas cidades. Observe bem qual a primeira citada no seu enunciado. “Jacobina e Capim Grosso são duas cidades baianas. Esta é menor e já foi distrito daquela”. ‘Esta’ se refere a Capim Grosso, e ‘aquela’, a Jacobina.

Há outros pronomes demonstrativos, mas, no momento, não fariam parte deste comentário, por isso, não são analisados. Aliás, um conselho – não use ‘porisso’ (tudo junto não é grafia correta) nem ‘por isto’ (por que a referência é feita a algo que já ocorreu). “João, você não estudou todo o conteúdo da prova, por isso, não foi aprovado”.

Vamos concluir o comentário citando grafias que requerem cuidado – maisena, muçarela, Nova Iorque, picape, estresse, estressante, esfirra, clipe, chipe, jipe, blecaute, recorde (esta é sempre paroxítona), caubói. São grafias aportuguesadas, que são de bom tamanho ‘gramatical’, mesmo que não estejam registradas no dicionário.

Se você tiver alguma pergunta, envie-a para o e-mail joaocarlosdeoliveiraoliveira@bol.com.br. Estaremos juntos num bom bate-papo. Abraços.

João Carlos de Oliveira

2 Comments

  1. gostei das colocações sobre os pronomes;doutor, eu posso dizer: “esse” artigo sobre pronomes é interessante.aqui eu sou o falante, logo se diz neste?

    • Referindo-se ao artigo que você mostra ou o tem em mão, não pode dizer ‘esse’; deve usar “Este artigo…” por ser você o falante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *