0

Uma ‘aula’ em 16 conjuntos frasais sobre o uso de ‘há, à, a, ah’, não necessariamente nessa ordem

Tudo vai ser uma ‘mistureba setenta’, sem estar na ordem em que aparecem esses 4 verbetes, que têm, para atrapalhar um pouco o uso correto, a mesma pronúncia. Infelizmente, boa parte quer usá-los somente com base no jeitão da fala, o que não ajuda. É preciso ver a semântica de cada frase – o que manda é o significado do enunciado, a lógica daquilo que está sendo dito. ‘Eu vou à São Paulo’ – seria a cidade ou o estado? Estando subtendido ‘cidade’, sim – vou a, a cidade: vou à cidade. Se se subtende ‘estado’, como se trata de substantivo masculino, o sinal de crase (o grave) não pode ser usado – vou a, São Paulo – vou a São Paulo. ‘Vou a Belo Horizonte’. Com ou sem crase? Faça o oposto: venho de Belo Horizonte. Se não cabe ‘da’, não cabe ‘à’. Nesse modelo de treinamento prático, ‘a’ está para ‘de’; ‘à’ para ‘da’ e ‘ao’ para ‘do’ (Vou ao clube; venho do clube.)

O primeiro, ‘há’, é a forma verbal da terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo haver. ‘Há’, em alguns momentos, equivale a ‘existe’; no popular, é o mesmo que ‘tem’. Para o visitante com alguma dúvida de conhecimento linguístico, a distinção entre ‘há, existe, tem’ colabora para o uso correto de ‘há’.

O segundo, ‘à’, constitui a famosa crase no singular – a fusão de ‘a’ preposição com ‘a’ artigo feminino (a+a=à). Só deve ser usada (essa fusão) antes de substantivo feminino que aceite o artigo. A casa, a festa, a roça, a mesa. Em se tratando de nome próprio, é preciso muito cuidado – Bahia é feminino, e o aceita; Minas Gerais é feminino, mas está no plural – isso já causa um impacto; Brasília é feminino, mas não aceita o artigo ‘a’. Prazo é palavra masculina, e, portanto, antes dela não pode ser usado ‘à’. ‘Prazo’ serve de modelo para muitas construções frasais. Antes de verbo, como ‘a fazer, a começar, a dizer’, e o famoso ‘a partir de’ (tudo separado), jamais pode ser usada a forma craseada. “A partir de R$ 60,00, sua compra pode ser parcelada”.

O terceiro, ‘a’, é um elemento múltiplo – pode ser apenas o artigo feminino singular ‘a’ (a menina saiu… e jamais o sujeito da frase pode ter antes um ‘a’ craseado); pode vir a ser uma preposição – o caso mais comum no uso cotidiano, que causa dúvida e é confundido com ‘à’ (com o acento grave constitui a famosa crase), e, por último, menos comum no uso diário, pode ser um pronome oblíquo átono, que funciona – normalmente – como objeto direto (complemento de verbo transitivo direto – compre-a, venda-a, ame-a para sempre).

O último, ‘ah’, é uma interjeição, que pode começar a frase e indica ‘espanto, dúvida, admiração, alegria’ etc., com a entonação específica para o sentido da frase. “Você viu o que aconteceu com um preso?” “Quem?” “Aquele famoso ex-governador, cara!” “Ah!… lembrei agora.” (Distinga o emissor do receptor em cada momento, e jamais use ‘alembrei dele agora’).

Esse é ‘o feijão-com-arroz’ para entender esses 4 elementos. É claro que, além da semântica da frase, o usuário deve conhecer ‘verbo, preposição, artigo, pronome oblíquo átono’ etc. Se não sabe distingui-los, fica difícil usar tudo de acordo com a Gramática Normativa.

Na próxima edição, vêm as respostas de cada conjunto. Combinado? Preencha corretamente as lacunas a seguir:

  1. Não ligue __ pessoas que falam mal de você. 2. __ anos, moro nesta casa. 3. O meliante foi condenado __ 10 anos de reclusão. 4. “Sem azul não __ o verde” (Sylvia Earle, oceanógrafa americana). 5. Tudo começa __ partir de hoje; o amanhã será outro dia. 6. Estamos __ dois dias das férias. 7. __ duas semanas que as férias começaram. 8. Não obedeça __ quem lhe dá ordens com grosseria. 9. Quando vou __ festas e não conheço ninguém, fico sem graça e volto __ minha casa. 10. Na rua, __ muita gente, mas não __ vi passando por aqui. 11. Obedeça __ seu pai, menino; obedeça __ sua mãe, menina. Obedeça __ todos de sua casa. 12. Ela fez uma excursão __ Bahia, __ Minas Gerais de Tiradentes, __ São Paulo e depois __ Brasilia. Tudo foi __ mil maravilhas. 13. O bom político dá exemplos __ Nação, __ juventude, __ criançada, __ seus eleitores. 14. Fique __ mesa com educação. 15. Coitado! entregou-se __ melancolia. 16. Não ligue __ aquele homem que lhe diz coisas chulas.

Tomara que eu tenha contribuído um pouco com este artigo para que você melhore seu conhecimento. Não é tudo, mas ajuda. Não deixe de ler e consulte as boas regras. Boa sorte.

João Carlos de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *