0

Haveria dúvida da boa pronúncia de formas verbais com letra muda – como ‘designa, adapta, rapta, capta’?

Se já pronuncia corretamente substantivos e adjetivos usuais com esse mesmo aspecto – digno, magno, rapto, cacto, pacto -, logo, sua pronúncia para essas formas verbais não deverá ser estranha. Por que falaria correto ‘mag-no’ e erraria ‘de-sig-na’? Não tem observado a similaridade entre os dois vocábulos? A regra gramatical, quanto à prosódia para a entonação da sílaba tônica nos dois exemplos, é a mesma.

A consoante ‘muda’ de um vocábulo, no momento da divisão da palavra em sílabas, não fica sozinha – acompanha a sílaba anterior por fazer parte dela. Não estamos falando de palavras como concepção (con-cep-ção; oxítona) ou rapsódia (rap-só-dia; paroxítona), mas de formas verbais, em especial, na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

Recorde o verbo captar. Conjugue-o no presente do indicativo – eu capto, tu captas, ele capta, nós captamos, vós captais, eles captam. Repita a pronúncia de ‘capto’ (cap-to), ‘capta’ (cap-ta) e ‘captam’ (cap-tam). Ainda tem dúvidas? Compare: capto e magno. Compare: captas e dignas. Note que não há acento gráfico (agudo ou circunflexo), mas apenas acento tônico (a sílaba forte). Separe em sílabas: cap-to, mag-no; cap-tas, dig-nas. Agora, vá em frente – todos os vocábulos desse naipe seguem a mesma regra de pronúncia e de separação em sílabas. Obs.: Não gosto muito da expressão usada pela Gramática Normativa de ‘separação das sílabas da palavra’ – parece que iria separar ‘as letras’ das sílabas de um vocábulo; melhor dizer ‘separação do vocábulo em sílabas’.

Outro exemplo: designar. Eu designo, tu designas, ele designa, nós designamos, vós designais, eles designam. Excetuando a primeira e segunda pessoas do plural (nós e vós), há quem se embarace ao pronunciar ‘de-sig-no, de-sig-nas, de-sig-na, de-sig-nam’. Numa palestra, a coordenadora municipal de ensino de uma cidade, em sua ‘perfeita’ dicção, disse em bom tom: “O Governo não ‘de-si-gui-na’ o número adequado de funcionários…” Ops! Façamos a comparação: se ‘de-si-gui-na’ é correto, o adjetivo ‘magno’ deveria ser pronunciado ‘ma-gui-no’. O destaque não é da sílaba tônica, mas da pronúncia dela, com essa grafia! Continuando com a comparação, nesse patamar, qual seria a pronúncia de vocábulos como ‘cacto (ca-qui-to?), pacto (pa-qui-to?), rapto’ (ra-pi-to?)? Sigamos o número de sílabas: mag-no (dissilábico). De outro modo, seriam três. De-sig-na (trissilábico). De outro modo, seriam quatro. É possível entender a pronúncia incorreta?

Verbo propugnar. Eu propugno, tu propugnas, ele propugna, nós propugnamos, vós propugnais, eles propugnam. Pro-púg-no. O acento agudo não existe nessa forma verbal, como nas outras. Apenas, serve para indicar a sílaba tônica, com a correta separação em sílabas. Pro-púg-nas, pro-púg-na, pro-púg-nam. Se você já praticou ou viu a esdrúxula pronúncia ‘de-si-gui-na’, siga o modelo anterior e pronuncie: de-síg-no, de-síg-nas, de-síg-na, de-síg-nam. Por favor: o acento agudo não existe, como não acentuamos graficamente ‘mág-no, díg-no’. Mag-no está para de-sig-na; cap-ta está para pro-pug-na; a-dap-ta está para pug-na. Não importa o vocábulo, mesmo um desconhecido, deverá ser pronunciado corretamente: men-te-cap-to (maluco) comparado com ‘apto, inapto, impacto, rapto’.

Embora tenham grafia um pouco diferente, estão nesse nível de pronúncia as palavras elipse, silepse, sinopse. De pronúncia similar à de ‘designa’, temos indigno, benigno, signo, fidedigno, condigno, maligno (em algumas regiões, o menino ‘maligno’, por ser buliçoso, inquieto, é chamado de ‘malino’). A mesma coordenadora teria dificuldade de pronunciar o adjetivo fidedigno? Não, certamente. Assim, não teria dúvida de ‘designa’. E se teve deste, diria ‘fi-de-di-gui-no’?

Pareceria desnecessária toda essa comparação, mas diante da dúvida o esclarecimento pode e pôde ser indispensável. Ainda falta o verbo resignar – Ele se resigna diante de Deus pelos pecados cometidos. E mais: ‘decapitar’, como vê, não tem letra muda, portanto, sua flexão e pronúncia são normais: decapito, decapitas, decapita, decapitamos, decapitais, decapitam.

Há uma manchete sobre acidente na orla fluminense dizendo: “Lancha decapita criança de dez anos”.

Pronuncie com voz firme: O juiz impugna a candidatura do vereador. O sem-terra pugna por seus direitos. O advogado propugna um acordo entre as partes. O jovem adapta o velho ao novo. O prefeito designa funcionários concursados para a Secretaria de Educação. Mas – A mãe-de-santo adivinha sua origem? O carrasco nazista decapita o prisioneiro.

Obrigado por ter chegado até o fim do comentário. Próximo: dedetizar ou detetizar? Por quê? Foça tarefa ou força-tarefa? Por quê?

João Carlos de Oliveira, Teixeira de Freitas, BA, em 11/12/2016.

João Carlos de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *