0

Que eu tenha discernimento para explicar estes vocábulos – anos, ânus, anus, anuns

O conceito de uma boa conversa num evento inclui a dicção clara para não confundir o outro lado do diálogo. O cuidado com o que falamos é primordial para a confiabilidade na emissão de uma mensagem. Só vale ser diferente disso, talvez, no momento hilário de uma piada ou anedota. A piada é super-rápida; a anedota requer um histórico curioso e pouco divulgado: Napoleão, o Bonaparte, casado com Josefina, prisioneiro dos ingleses na ilha de Santa Helena, gostava de andar em seu cavalo branco para esconder seu tamanho; a pé, de tão baixinho, jamais seria notado. A piada envolve o ‘impossível’ por sua característica ficcional. O sujeito passa montado num jumentinho dizendo que está indo a Nova Iorque.

A pronúncia de ‘ânus’ busca um bom ouvido quando alguém pretende que o ouvinte entenda diferente. Há quem queira fazer um jogo de sonoridade – ‘anos’ passa a ser ‘ânus’ e vice-versa. A similaridade de pronúncia é tão confundível, que andam usando ‘anos’ para insinuar o seu parônimo acentuado com circunflexo (ânus); o grande embaraço é que ambos formam derivado com a mesma escrita – sentido diferente, é claro. ‘Anal’, de coito anal, é diverso totalmente de ‘anal’ com a semântica de ‘anual’ – Os anais da Câmara dos Deputados revelam muitas histórias curiosas. ‘Anal’ é tudo que está guardado no arquivo de uma instituição. E ‘anal’ pode ser tudo o que se processa pelo ânus, o c… (de cueca, cueiro). Fui obrigado a citar o chulo.

Segundo comentários, um apresentador pergunta a uma garota quantos anos ela teria; ao dizer ‘quatorze’, ele ironiza – ‘Isso tudo?; pensei que seria um’. Vulgaridade incabível e intolerável. Dependendo do entorno, não use ‘quantos anos você tem?’. Evite o trocadilho fanho e burlesco. É simples – qual é (a) sua idade?

‘Ano’, do Latim ‘annus’, é a duração convencional próxima do período de revolução da Terra em torno do Sol, que corresponde a 12 meses – de 1º. de janeiro a 31 de dezembro, tempo que vale ‘um ano’ – 365 dias, mais cerca de seis horas e alguns segundos. Em quatro anos, somam-se seis horas quatro vezes, portanto, mais um dia – daí o ano de 366 dias (o bissexto), sempre num ano par. 2018 deve ser bissexto. Comercialmente, evitando-se quebrados, o ano tem 360 dias, chamado também ‘ano civil’ – o ano escolar, comercial, judiciário etc.

Da grafia latina ‘annus’ (o ano), você entende por que se diz ‘anual’ – período anual. Fica claro que não há ‘anoal’, como de ‘feijão’ se diz ‘feijoal’. Os ‘anais’, de annales, indica uma história contada ano a ano, publicação periódica de ciências, artes, letras. ‘Os anais da Câmara de Vereadores mostram os homens de nível cultural elevado que ocuparam esses cargos no passado’. ‘Anal’ é termo múltiplo – pode ser a cerimônia religiosa celebrada todos os dias, durante um ano, ou é referente a ‘ânus’, tão conhecido no meio pornográfico, usado na Psicanálise de priscas eras, como nos conta a História.

‘Anus’, palavra oxítona, sem acento gráfico, é o singular de ‘anu’, ave cuculiforme cosmopolita (parecida com o cuco, que pode pôr seus ovos nos ninhos alheios), tem cauda longa e pés com quatro dedos – dois voltados para a frente e dois para trás. Passe-o para ‘anum’. No plural, anuns (continua sem sinal gráfico). Ambos têm duas sílabas, a última forte. A-nus. A-nuns. A pronúncia exige cuidado para não confundir com ‘anos’ e ‘ânus’. Concorda? Todas as grafias: os anos, os ânus (palavra invariável), os anus, os anuns.

Conheça na Natureza o anu-preto (anum-preto): insetívoro, de bico largo e meio adunco; de aparência feia, desce para o chão para catar insetos; adora carrapato. Canto rouquenho. O anu-branco (anum-branco) impressiona pelos olhos vermelhos e topete estranho; altamente carnívoro, devora com facilidade lagartixas, calangos, filhotes de passarinhos, e é capaz de tirar um canário ou coleirinha da gaiola em sua casa. Canto estridente. Ambos põem um ovo colorido – proporcional ao tamanho do ovo de codorna, ‘ovalado’ e um pouco comprido (o codorniz é o macho, que não põe; o cidadão queria ‘ovo de pato’ – jamais vai encontrá-lo!). O bando faz um ninho familiar, que pode ter ‘andares’ e põe ali até 40, 50 ovos. Seus filhotes são bem protegidos.

Pronúncia ruim: ‘anoidade’ do cartão. ‘A anuidade’. Se temos anuidade, há semestralidade. Têm aplicabilidade afim. Diga seu ‘ano’ e ‘idade’ – agora, sim, faz sentido. Foi possível entender as diferenças entre os vocábulos?

Para concluir, cuide destas grafias – muçarela (o queijo; não confie no que restaurantes escrevem), mortadela, panetone, o grama do ouro, anel com dois gramas, a grama do jardim está bonita, ultrassonografia, maisena, catequese, catequizar, contrarrecibo, autorretrato, contrassenso, contra-ataque, contrarregra, superpromoção, megassaldão, megaevento, megapoderoso.

 

João Carlos de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *