0

Como você usa – ‘porcentagem’ ou ‘percentagem’? Ambas as formas estão corretas?

Diversos cidadãos há que têm essa dúvida, até estudantes de nível superior. Seria comum que o professor de Língua Portuguesa, tanto no primeiro como no segundo graus, não considere importante discutir esse aspecto com seus pupilos. Não se precisa fazer um projeto para levar essa tarefa a cabo. Necessário será fazer-se uma introdução à altura com uma vida textual nova, interessante, interpelando um e outro na sala para se descobrir o que sabem a respeito dessas duas variantes.
Do Latim ‘percentum’, temos percentagem, que varia para porcentagem, ficando ao estilo do usuário lançar mão dessa ou daquela forma – ambas estão corretas e podem ser usadas com segurança, sem causar impacto ou medo. Referente a percentagem, temos o adjetivo percentual, muito usado, com a possibilidade ainda de se tornar um substantivo, desde que receba um antecedente – o percentual, este percentual etc. Sabe-se que o dicionário teria o dever didático de relacionar em primeiro plano a variante mais usada, o que denota ser percentagem. Essa forma seria a mais bonita? Fica a critério do usuário, com o respaldo de seu estilo. Soa melhor? Deixemos que cada um use de sua maneira, com a devida entonação – a percentagem, a porcentagem.
Pode ser criado um verbo a partir de um dos dois vocábulos? Embora não esteja registrado no dicionário, assim como se diz ‘materializar, nacionalizar, potencializar, institucionalizar’ etc., entende este colunista – que tem Curso de Letras e especialização em Língua Portuguesa – que podemos sentir o aspecto semântico de um novo termo (um neologismo), com o verbo percentualizar, ou, porcentualizar. Note, ainda, o leitor que temos percentualidade, porcentualidade.
O novo comentário está próximo. Um recado social de grande valia: a jovem Bruna de Jesus Malta, desta Cidade, vai fazer uma cirurgia, e tem que raspar o couro cabeludo. Quer doar suas madeixas para uma pessoa que esteja fazendo quimioterapia ou tratamento similar e tenha perdido o cabelo. Seu e-mail é brunamalta88@gmail.com. Faça seu contato.
João Carlos de Oliveira, membro da Academia Teixeirense de Letras.

João Carlos de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *