0

O que é um ‘paredão’? Esse aspecto semântico da palavra parede, que estaria no aumentativo, já teria sido usado há algum tempo?

Paredão é a fronte de uma rocha encorpada, capaz de impedir a rajada de ventos a uma velocidade de 200 km/h.

Uai, cara! E vento derruba rocha? Diretamente, não, mas vai solapando, tirando pedrinhas, pedaços maiores, até modificar o formato da montanha. Isso acontece com cadeias rochosas em todo o Mundo, até com o Himalaia, mesmo no período coberto de gelo. No Colorado, no Oeste Americano, as Montanhas Rochosas passam por esse processo há milênios, por isso hoje têm uma face enrugada. Por que o satélite não mostra o antigo e o moderno, com as diversas faces e suas diferenças?

Paredão é o cara intransigente, que dá uma olhadela na vestimenta e no visual da esposa dizendo se pode ou não sair desse jeito. Você duvida?

Paredão é a falésia britânica, que brilha ao lado do mar, e sorri de tanto ser observada, mas não muda de lugar, não fala palavras torpes ao turista que, ao visitá-la, lhe rouba alguns pertences ou lhe escreve no tronco da árvore ‘Eu estive aqui’.

No Extremo-Sul Baiano, no Município do Prado, há paredões imponentes por si sós, com cara de rebeldes, cheios de curvas sinuosas, ao lado de alguns coqueiros, e as marés-altas batendo em seu sopé; roncam, suam, não saem do lugar, mas perdem barrancos: Praia da Paixão, Praia Tororão, Praia de Cumuruxatiba, Praia Barra do Cahy, Praia Japara Grande etc. Dá gosto de ver, por isso o turista vai visitá-lo.

Paredão é o obstáculo que impede criança de ser feliz, de brincar de chicotinho-queimado, de ler um bom livro, de ver os animais, ou lidar com eles, de lidar com as plantas (criança não pode enfiar a mão na terra, diz alguém, o verdadeiro paredão), de sair por aí admirando os pássaros, de conhecer um da Caatinga e do Cerrado, muito bonito, chamado Rapazinho, que nos olha de soslaio e começa a cantar. Quando o paredão proíbe a criança desse deleite, está tirando da futura geração o costume de respeitar a biodiversidade e conservar o Meio-Ambiente.

Algum dicionário é limitado, dizendo que paredão é parede alta e grossa, muralha. Só isso?

Outro léxico (por favor, não o chame ‘pai-dos-burros’, expressão que, além de pejorativa, não faz nenhum sentido), porque quem visita o dicionário é o inteligente, curioso, estudioso, frequentador de bons princípios literários e da boa escrita, além de uma gama de infinidades, diz isto, um pouco mais ‘dilatado’: grande parede, muralha. ‘Orla de um rio, elevada e talhada a pique’ (MT e MS). E podemos perguntar: o Pantanal tem algum paredão? O rio Paraguai deve ter muitos. ‘Encosta abrupta de serra’ (RS). ‘Cordão de recifes submersos’ (PB). Nesse aspecto, então, na orla de Porto Seguro, há um ‘paredão’ de perder de vista, entre esse Município e Santa Cruz Cabrália.

Pulando de paredão, aumentativo de ‘parede’, que vem de pariete, do Latim, lembremos que são muitas as paredes, cada uma com seu significado, e muitos interessantes.

Que a ‘greve’ é uma parede, obstáculo para impedir um possível patronato de massacrar o empregado.

Que há uma parede chamada ‘parede de espelho’, feita com um 1/4 de tijolo, e alguém, como este escriba, com a dúvida de entender: feita com um tijolo cortado em 4 pedaços ou com a quarta quantia dos tijolos que iriam ser empregados para formar a parede? Nesse caso, a parede ficaria com um quarto do tamanho? Adiante, outra expressão explica que essa parede seria aquela feita com os tijolos assentados de lado (não que eles estejam ‘sentados’ na cadeira de lado, como uma jovem se ‘assenta’ na poltrona com as pernas cruzadas, que alguém diz estar ‘sentada de lado’. Isso machuca a coluna? Seria ‘feio’ em outra época, mas no moderno é o ‘status’ da moda quando fulano está em programa televisivo de grande audiência).

‘Parede-mestra’, como uma viga que sabe e segura muito, é a principal, a mais grossa e forte de um edifício.

‘Parede nua’, aquela sem pintura, sem quaisquer ornatos; as casas mais simples têm as paredes nuas? Por que elas não vão vestir a roupa, pergunta a menina curiosa? Essa criança sabida comparou uma árvore frondosa com outra que teria sido queimada em fogo criminoso, e questionou: ‘Mãe, por que aquela árvore está ‘nua’ e a outra, não?’ Acredite, eu vi esse momento com estes olhos que um dia a terra há de comer, porque a menina, hoje uma cinquentona, professora de primeira linha, é filha de uma das seis irmãs que nossos pais deixaram vir ao mundo.

‘Coser-se à parede’, ficar bem juntinho dela. Para se esconder se não a ultrapassou? Para se esconder ou disfarçar-se, como um urutau que se gruda à ‘parede’ de uma árvore seca que tenha a sua mesma cor? Eis o álibi de um defensor, a defesa de um ser que ficar longe do predador.

‘Fazer parede’ é o mesmo que fazer greve. E que sentido teria ‘fazer paredão’? Colocar na berlinda. Daí, como se sabe, um participante de BBB antigo criou ‘ficar no paredão’, estar no paredão.

‘Meter-se em quatro paredes’, encerrar-se em casa (para fugir das dívidas, para não ser visto por um intruso, para ler um bom livro, porque o vizinho faz muito barulho, com o seu ‘paredão’, motivo de muitas brigas neste Brasil afora.

‘Parede-meia’, a que serve de divisória entre uma residência e outra (ainda existe esse tipo de parede em muitas cidades, lugarejos, bairros etc., em todo o Brasil) e pode gerar contenda: o prego grande batido de um lado para segurar o quadro (e fura além do limite e pode derrubar o reboco do lado do vizinho), causar um estrondo, ou o barulho que incomoda, e vêm as querelas. O cara nem avisa: “Cumpade, segura aí, que lá vai chumbo”.

‘Meia-parede’, aquela interna levantada até certa altura na residência, por questão de costume, modelo, recurso financeiro ou economia. Existe esse modelo em muitas residências do Nordeste: somente a parede externa vai até a cumeeira, segurando o telhado, e as paredes internas são pela metade, a uma altura que não dê para uma pessoa ver quem está no quarto. Assim, ‘tá bom’, dizem eles, e as casas têm paredes internas tipo ‘calça-curta’.

Fazer parede é não ir à aula.

Sua vida tem muitas paredes?

Seria possível construir a casa sem paredes?

A parede abdominal é uma proteção do organismo.

Colocar alguém contra a parede (ou diz ou vai preso, que fale a verdade).

Finalmente, paredão é palavra múltipla; fortaleza; som alto, além dos decibéis permitidos, em festa, que estronda e gera transtornos de relacionamento; muralha, murão, muro alto, grande parede; obstáculo; greve; paralisação; berlinda; local de fuzilamento de prisioneiros (talvez, esse o sentido que gerou o ‘paredão’ do BBB, em que um dos membros, por votação, é eliminado da competição); encosta íngreme; tapume; pessoa intransigente, absoluta, que não dá a outrem o direito de se defender ou escapar da cilada.

E, para você, o que é mesmo paredão?

 

 

 

 

João Carlos de Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *